top of page

BIO

Hugo Pinheiro 

Hugo Pinheiro nasceu em Mairiporã-SP, e seus primeiros passos na música foram através do canto, aos 5 anos de idade. Mais tarde, aos 14 anos, ingressou na fanfarra da escola Hermelina de Albuquerque Passarela, onde iniciou seus estudos de trombone e eufônio. Foi aluno na Universidade Livre de Música Tom Jobim em São Paulo, e sempre muito envolvido com o hábito de escrever e criar suas próprias composições, Hugo cursou sua graduação em composição e trombone na Universidade de São Paulo, Usp. Com apenas 18 anos de idade já tocava em diversos grupos sinfônicos do estado de São Paulo como Orquestra de Câmara da ECA - USP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Experimental de Repertório, Banda Jovem do Estado, Orquestra Sinfônica de Santos entre outras. Em 2003, aos 23 anos, transferiu-se para Manaus, Amazonas, e em 2004, após concurso público, passou a ser chefe de naipe dos trombones na Orquestra Amazonas Filarmônica, da qual orgulhosamente é membro. Desde então Hugo Pinheiro se dedica ao desenvolvimento cultural da região amazônica, tendo participado e coordenado diversos projetos voltados para este fim. Em 2005-2006 foi professor convidado na Universidade do Estado do Amazonas. Posteriormente em 2007, após a criação da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Hugo Pinheiro foi escolhido pela direção artística como monitor do naipe de trombones, e ensina aos alunos o funcionamento do low brass em uma orquestra sinfônica. Com a Amazonas Filarmônica, sob a direção de seu regente titular Luiz Fernando Malheiro, Hugo participou de mais de 15 edições do Festival Amazonas de Ópera, tendo tocado a estreia latino americana do Anel do Nibelungo de Richard Wagner e Lulu de Alban Berg, entre inúmeras outras produções.

 

Em 2007 iniciou seu Mestrado em Performance Orquestral com o professor e solista Stanley Clark na Hochschule für Musik und Theater em Zurique na Suíça. Foi membro do Quarteto de Metais da Suíça e da Banda Sinfônica de Lugano, grupos com os quais se apresentou em diversos pontos do país. 

 

Bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Hugo é um músico com uma carreira multi-facetada. Já se apresentou como regente convidado a frente de grupos como a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, e em variadas ocasiões à frente da Orquestra de Câmara do Amazonas como solista e regente. Como arranjador e orquestrador frequentemente recebe encomendas de diversos grupos nacionais e internacionais, tendo também escrito trilhas sonoras para peças de teatro, espetáculos de dança contemporânea e a trilha do filme Loucossão, de Luiz Martins. 

 

Em Manaus, com a convicção do poder transformador da música, Hugo passou a dedicar-se a projetos voltados ao ensino musical para crianças e adolescentes. Foi regente e diretor artístico do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro em Manaus durante dez anos, envolvendo geraçōes de crianças e suas famílias. O grupo participou de diversas edições do Festival Amazonas de Ópera tendo Hugo como maestro preparador do coral e solistas. As óperas Carmen, A Raposinha Esperta, Turandot, Tosca, Suor Angelica e a estréia mundial de Onheama, ópera brasileira de João Guilherme Ripper, que teve como protagonista um sopranino do coral, são alguns dos títulos. Com este grupo Hugo também  apresentou inúmeros concertos em diversos espaços culturais da cidade, incluindo os concertos de Natal com coral e solistas mirins televisionados para todo o país. 

 

Hugo Pinheiro também foi o responsável pela reativação do Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, grupo que havia permanecido extinto durante um longo período. O coral ensina música e canto gratuitamente a adolescentes da cidade, e apresenta-se frequentemente em escolas públicas e espaços culturais de Manaus. O maestro também ministrou oficinas de regência coral no município de Parintins, interior do Amazonas, focando na formação de novos professores e regentes para expansão de projetos culturais no interior do estado. Hugo também participou como professor e solista convidado em diversas edições do projeto Música na Estrada, com o qual ministrou masterclasses e aulas para alunos de diversos estados brasileiros das regiões norte e centro-oeste. 

 

A convite da Fundação Grande Loja Maçônica do Amazonas, Hugo Pinheiro é diretor artístico do Coral Infantil da Fundação Glomam, grupo que coordena juntamente com a soprano Amanda Aparicio. No esforço de desenvolver a oferta cultural no estado do Amazonas, o projeto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade amazonense.

 

Como compositor Hugo Pinheiro tem sido destaque no cenário musical, tendo obras tocadas e gravadas por importantes intérpretes nacionais e internacionais. Em 2017 fez sua primeira turnê nos Estados Unidos com o grupo Colla Voce, quando teve a estreia de sua composição “4 Miniaturas para trombone e piano”, com o solista americano Bradley Kerns e a pianista coreana Yuri Kim. Ainda em 2017, durante o XXVIII Festival da Associação Brasileira de Trombonistas em Cuiabá - Mato Grosso, teve a estreia do “Trio para dois trombones e piano”, com Bradley Kerns e o próprio compositor como trombonistas, e Leonardo Fernandes ao piano. “3 Momentos” para trombone solo também foi estreada na mesma ocasião, tendo sido reapresentada em Goiânia e Belém no Festival Internacional de Música do Pará, FIMUPA. Em 2018 a obra “Rapsódia Brasileira para trombone baixo e piano” foi tocada por Ricardo Santos ao trombone baixo juntamente com o pianista Carlos Henrique Costa. O “Octeto em 3 Temas” para octeto de trombones foi estreado em Goiânia durante o XXIV Festival da Associação Brasileira de Trombonistas, com regência de Hugo Pinheiro. A canção para soprano e piano “Chora Amazônia “ teve sua primeira audição na voz da soprano Amanda Aparicio, com o próprio compositor ao piano. A canção “Chama Ardente” teve sua estreia em Pelotas - Rio Grande do Sul, na voz do tenor Flavio Leite e o pianista André Carrara. Em 2019 Hugo Pinheiro foi o Compositor Residente no Projeto Bone Brasil, em São Paulo, onde teve diversas de suas composições apresentadas, além da estreia do seu “Quarteto de trombones com piano”. Posteriormente a obra foi reapresentada na Rússia e nos Estados Unidos. 

A partir de agosto de 2019 Hugo atuou como professor assistente de trombone e obteve seu Doutorado em Música na University of Kentucky, com o professor e solista americano Bradley Kerns, nos Estados Unidos.

Em 2022 lançou o álbum Pocket Poetry para a formação de soprano, piano e trombone, com músicas inéditas em inglês, português e espanhol. Em 2024 foi o compositor das 11 faixas autorais do álbum solo da soprano Amanda Aparicio, "Lendas Amazônicas". Ambos os trabalhos encontram-se disponíveis em todas as plataformas de streaming.

 2019 hugopinheirocomposer todos os direitos reservados.

bottom of page